A U2 cover Alive! (banda de cover específico ou tributo ao U2 de São Paulo) foi criada em 1994 por Philippe Tillier, João Marques, Abel Marques e Luciano Menezes. Músicos profissionais que uniram o amor pela profissão à paixão pela banda U2.

u2alive-originalPhilippe Tillier foi o produtor artístico e, junto com Abel, vendeu os primeiros shows da banda. A jaqueta “The Fly” usada por João Marques foi desenhada por Luciano Menezes e costurada por sua mãe.

Kid Vinil também faz parte da história da banda, pois em 1994, a pedido de Phillippe Tillier, trouxe de Londres o blazer dourado que João Marques usava quando interpretava MacPhisto.
Na época a U2 Alive! reproduzia a ZOO TV tour.

Os quatro músicos cantavam, fazendo todas as vozes em arranjos complicados como em “Lemon”.

Com Luciano Menezes tocando guitarra, piano e também programando o sequencer a U2 cover Alive! foi a primeira banda cover do U2 com apenas 4 componentes como o U2 original, sendo mais fiéis ao visual e, principalmente, ao som do U2.

Vale a pena ressaltar que enquanto outras bandas dublam e tocam por cima do U2 usando trechos de áudio extraído das gravações originais, a U2 Alive! NÃO usa áudio das gravações originais, NÃO dubla e tudo é tocado e programado por eles. Tudo o que os componentes do U2 tocam ao vivo também é tocado pelos músicos da U2 cover Alive! em seus shows.

u2brasil-originalA U2 cover Alive! criou um novo parâmetro de qualidade ao qual outras bandas tentaram se adequar.

Abel Marques decidiu se dedicar à publicidade, participando inclusive de comerciais para TV, e foi substituído por Nivaldo Kassalias.

U2 BRASIL

No final do ano de 1997, através de um encontro patrocinado por Gustavo Carvalho do fã clube “U2 Brasil”, Éverson Cândido uniu-se ao time.

A união surgiu do sonho do fã-clube de juntar o melhor, como eles consideravam, das melhores bandas de cover do U2 no Brasil: a “U2Cover de São Paulo” (melhor vocal) e a “U2 cover Alive!” de São Paulo (melhor instrumental) numa festa que aconteceria em Porto Alegre-RS. A intenção era produzir uma mini-PopMart numa comemoração de fãs pelo fato do U2 estar vindo ao país pela 1ª vez.

U2Brasil-FrancoBruni
Luciano Menezes, Franco Bruni e Éverson Cândido

A festa não aconteceu, mas a nova banda, batizada pelo fã-clube como U2 Brasil, fez sua estréia em 31 de janeiro de 1998, num dos eventos envolvidos com a vinda do U2, no Gitana (do ator Christopher Lambert) em São Paulo.

No meio do show, Franco Bruni (responsável pela vinda do U2 ao Brasil pela primeira vez) subiu ao palco para cumprimentar a banda pela performance, cantou Sunday Bloody Sunday com a banda e anunciou que alguns dos técnicos do U2 estavam na casa assistindo à apresentação.

Em 2005, da união entre as 2 bandas restavam Éverson Cândido e Luciano Menezes. A união então se desfez.

ATUALMENTE

Em dezembro de 2005 Luciano Menezes decidiu retomar os ideais e o conceito originais da U2 cover Alive!, que hoje se apresenta com a seguinte formação: Luciano Menezes (guitarra, voz, piano e programação do sequencer), Bruno de Souza (voz, violão e gaita), Léo Magalhães (baixo) e Abel Marques (bateria e percussões).